Varizes nas pernas durante a gravidez: causas e tratamento

As varizes podem acontecer com qualquer pessoa em fases diferentes da vida. No entanto, ela é um dos problemas mais comuns em gestantes. Para você ter uma ideia, um estudo publicado pelo Jornal Vascular Brasileiro mostrou que de 352 grávidas, 256 apresentaram varizes, ou seja, 72,7%! Um número muito elevado que levou em conta todos os tipos de varizes. 

Caso você tenha esquecido, vamos relembrar: as varizes são veias que estão dilatadas e tortuosas devido a algum problema dos vasos sanguíneos. É mais comum que as varizes apareçam nas pernas durante a gravidez, mas elas podem aparecer em qualquer lugar.

No texto de hoje, você irá aprender mais sobre as causas das varizes durante a gravidez, quais sintomas podem ser identificados, como evitar que elas apareçam e como tratá-las. Então, continue com a gente até o final e boa leitura!

Quais são as causas das varizes nas pernas durante a gravidez?

As causas e o tempo de desenvolvimento podem depender de cada pessoa. Entretanto, no geral, as varizes aparecem no último trimestre da gravidez. Isso ocorre devido a alguns fatores que podem vir em conjunto ou separados. Confira:

  • Grandes alterações hormonais;
  • O maior volume de sangue circulando pelo corpo;
  • Compressão das veias pelo útero;
  • Hereditariedade;
  • Aumento significativo de peso.

Além desses fatores, nos últimos três meses, as varizes costumam aparecer especificamente nas pernas porque o peso do bebê impede que o sangue tenha uma circulação correta, o que gera aquela sensação de inchaço. A virilha também é um outro local em que as varizes usualmente se desenvolvem nesse período. 

Quais são os sintomas das varizes durante a gravidez?

Em muitos casos, as varizes não apresentam sintomas além das veias dilatadas, tortuosas, azuladas ou arroxeadas na camada superficial da pele. Entretanto, algumas pessoas sentem outros sintomas. Veja os principais a seguir:

  • Ardor nas áreas com veias dilatadas;
  • Dor e sensação de peso na região;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés;
  • Pele esticada ou seca;
  • Coceira nas veias;
  • Alteração na cor das regiões afetadas.

Como evitar as varizes nas pernas durante a gravidez?

Você já entendeu que, em muitos casos, as varizes aparecem de qualquer jeito por conta de fatores hormonais e genéticos. Contudo, existem alguns cuidados que podem evitar o seu desenvolvimento ou agravamento em algumas gestantes. Veja quais são: 

  • Fazer massagem nos pés e pernas no fim do dia;
  • Elevar as pernas (por exemplo, com travesseiros) durante o sono;
  • Deixar de cruzar as pernas quando estiver sentada;
  • Usar meias elásticas ao longo do dia;
  • Evitar ficar de pé por muito tempo.

Outro ponto importante é o exercício físico com orientação profissional para que as veias das pernas fiquem mais resistentes e não sejam dilatadas

Como tratar as varizes durante a gravidez?

Durante a gravidez, é possível buscar formas de aliviar as varizes, como colocar compressas frias em cima das pernas para que as veias fiquem contraídas e o desconforto dê uma diminuída. Contudo, tome cuidado com demais tratamentos caseiros sem indicação médica, pois eles podem causar complicações de saúde.

Caso as varizes persistam depois da gravidez, o sugerido é buscar tratamento três meses após o parto. Assim, o seu corpo poderá reagir melhor aos procedimentos. 

Um tratamento muito comum que as pessoas procuram de primeira é a escleroterapia. Nele, o profissional injeta substâncias que geram a destruição e cicatrização das veias. Dessa forma, a veia fica esclerosada e é eliminada pelo corpo com o tempo. No entanto, é um tratamento que precisa ser repetido várias vezes e também tem demonstrado resultados não tão satisfatórios.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular fez um alerta sobre esse procedimento sem um profissional adequado. Segundo eles, é possível haver complicações que prejudicam a estética e a saúde, como gangrena, embolia pulmonar e outras doenças graves.

Uma pesquisa publicada pelo New England Journal of Medicine concluiu que o tratamento a laser é uma melhor opção para tratar as varizes do que a escleroterapia. Esse resultado foi possível graças ao alto nível de satisfação dos pacientes que realizaram o tratamento a laser.

De fato, uma das formas mais eficientes e menos invasivas de tratar as varizes é o tratamento a laser. Para eliminá-las de modo definitivo, é preciso de poucas sessões. Além disso, a pessoa não precisará de meias de compressão e nem de repouso. 

Também é muito importante dizer que 1 sessão do tratamento a laser é equivalente a 20 sessões de  escleroterapia. Isso ocorre porque a escleroterapia não pode ser aplicada em  uma região com mais de um palmo quadrado de pele, por se tratar de um medicamento. O que significa que o paciente precisa voltar toda semana para o procedimento, enquanto que no tratamento a laser, o paciente pode realizar o processo nas duas pernas de uma vez, precisando voltar apenas 60 dias depois.  

Vale lembrar que é preciso buscar uma clínica que seja referência na área e tenha profissionais qualificados para realizar o tratamento. Vá sempre pela qualidade e não pelo preço mais barato.

A IBLaser é uma clínica certificada pela INBRAP (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública) e indicada ao prêmio Top of Mind Brazil. Além dessas comprovações de qualidade, a IBLaser também possui os melhores equipamentos da área. 

Para tratar as varizes a IBLaser usa o laser de NDYAG, ele é israelense e uma referência mundial de qualidade. 

A prioridade da IBLaser é a sua saúde, bem-estar e satisfação. Entre no site, veja tudo o que a clínica oferece e venha fazer uma visita!

Faça uma consulta gratuita

Rejuvenecimento

Como cuidar do seu corpo pós-verão?

Como foram as suas férias? Conseguiu aproveitá-las bem? Esperamos que sim! Geralmente, quem mais aproveita o verão acaba voltando para a vida normal com alguns

Saiba Mais »
Rejuvenecimento

Como eliminar as rugas do colo?

Quando as pessoas falam de rejuvenescimento da pele, elas geralmente focam no rosto, certo? Não é à toa que a maioria dos procedimentos estéticos são

Saiba Mais »
Clique aqui e veja mais conteudo em Nosso blog!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende seu serviço