O que acontece se você espremer espinhas?

É difícil encontrar alguém que nunca tenha espremido ao menos uma espinha. Afinal, a tentação é grande! Você vê aquela erupção indesejada na pele e acaba cutucando ou espremendo para que ela saia logo dali, certo? Esse desejo é compreensível, já que as espinhas causam insegurança, atrapalham a maquiagem, incomodam, etc.

            No entanto, esse simples ato de espremer espinhas pode acarretar uma série de problemas à sua pele que só serão resolvidos se você consultar profissionais. Por isso, no texto de hoje, nós decidimos mostrar o que acontece se você espremer espinhas.

            Continue nos acompanhando até o final para descobrir porque você não pode continuar espremendo suas espinhas e o que isso causa.

Veja a seguir 4 consequências de espremer espinhas

            A seguir você irá entender melhor os diversos problemas que podem ocorrer se você não parar de espremer as espinhas! Talvez você até já passe por esses problemas e não faça ideia de que são causados por isso. Então, confira tudo a seguir:

            1- Manchas escuras

            Quando você espreme as espinhas, você piora o quadro inflamatório da acne. Isso faz com que a produção de melanina ocorra de forma excessiva e acabe manchando a pele nos lugares em que você espremeu. Essas manchas também são conhecidas por “pigmentação pós-inflamatória”.

            Algumas pessoas possuem mais manchas marrons, outras vermelhas. Seja como for, elas possuem bastante pigmento e são bem visíveis na pele.

            2- Inchaços e hematomas

            Se você espreme ou cutuca muito suas espinhas, é bem provável que acabe gerando um trauma na área. Esse trauma causa inchaço e manchas arroxeadas no local, como uma nova lesão. Então, além de sofrer com a espinha, você pode sofrer com esses novos machucados que não afetam somente a aparência, mas também a saúde da pele.

            Essas lesões podem durar dias antes de desaparecerem ou podem até piorar com o tempo, depende do quanto você continua mexendo e do nível de cuidado que você tem com sua pele.

            3- Cistos e infecções

            Além de poder gerar todos os problemas que citamos acima, espremer a espinha também pode gerar ainda mais acne, assim como cistos e infecções novas. Isso ocorre porque as bactérias presentes nas suas unhas ou na própria pele podem se infiltrar nas lesões e causar problemas bem piores, como as infecções e cistos citados. 

            Caso chegue a esse ponto, será necessário ingerir medicamentos, como antibióticos receitados por profissionais da saúde.

            4- Cicatrizes de acne

            A maioria das pessoas espreme as espinhas porque acha que assim elas irão sumir de vez. Contudo, além das consequências citadas acima, o ato de espremer pode levar ao surgimento de cicatrizes. Isso acontece porque a inflamação piora e previne a ferida de se curar corretamente, o que gera a cicatriz.

            Portanto, as pessoas que possuem a pele repleta de cicatrizes de acne, provavelmente não seguraram suas mãos na hora de espremê-las e cutucá-las.

Para remover as cicatrizes de acne, você precisa ir até uma clínica especializada que possua as tecnologias mais recentes.

A IBLaser possui o melhor tratamento para cicatrizes de acne, que funciona através do laser de co2 microfracionado, durando entre 2 e 4 sessões.

Se você ainda não conhece a IBLaser, saiba que ela é uma clínica certificada pela INBRAP (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública) e indicada ao prêmio Top of Mind Brazil. Além dessas comprovações de qualidade, a IBLaser também possui os melhores equipamentos da área.

Venha fazer uma visita e realizar um orçamento!

Faça uma consulta gratuita

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende seu serviço